Programa de auxílio para doutorandos com bolsa nacional - DAAD

Uma boa oportunidade para estadia na Alemanha, com complemento de bolsa já recebida pela CAPES.

As chamadas 2019 estão abertas e os prazos variam de acordo com a data da estadia pretendida.

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) mantém um programa de auxílio para estadias de pesquisa na Alemanha para estudantes de doutorado com bolsa no Brasil. Trata-se de um apoio complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O objetivo do programa é viabilizar a permanência de estudantes brasileiros de doutorado em universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas na Alemanha para pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado, por dois a seis meses sem interrupção da vigência da bolsa da Capes. O valor do auxílio mensal fornecido pelo DAAD, com manutenção feita pela CAPES, é de EUR 650,00. O DAAD ainda oferece seguro-saúde e auxílio para a passagem aérea.

Link: https://www.daad.org.br/files/2019/02/INFOSHEET_Auxilio_Fev2018.pdf