Novos editais BRAMEX e BRACOL para o segundo semestre de 2019

Abertas as inscrições para os programas de intercâmbio BRACOL e BRAMEX - Segundo Semestre de 2019

BRAMEX E BRACOL

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais está com editais abertos, a partir de hoje, para inscrições nos Programas de Intercâmbio “Brasil - Colômbia - BRACOL/2019-2” e “Brasil – México – BRAMEX/2019-2. Os programas são promovido pela “Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN)”, a “Associação Nacional de Universidades e Instituições da República Mexicana (ANUIES)”, o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Universidade Federal do Pará.

O objetivo dos programas é possibilitar aos estudantes selecionados a experiência de relacionar-se com as culturas colombiana e mexicana, assim como o enriquecimento curricular durante o semestre em que estarão realizando o intercâmbio.

Ao todo serão oferecidas cinco vagas, sendo três delas para Universidades colombianas (1 vaga para Fundación Universitaria de Ciencias de la Salud – FUCS, 1 vaga para a Universidad Antonio Nariño e 1 vaga para Universidad Tecnológica de Bolivar) e duas para Universidades mexicanas (1 vaga para a Instituto Tecnologico superior de Poza Rica e 1 vaga para a Universidad Autónoma de Ciudad Juarez).

A mobilidade ocorrerá no segundo semestre de 2019, segundo o calendário acadêmico das universidades anfitriãs. Todas as informações e resultados serão divulgados no site da  PROINTER.

Quem pode participar: Estarão aptos a participar do programa os estudantes de todos os campi da UFPA maiores de 18 anos e regularmente matriculados em um curso de graduação (desde que o curso seja também oferecido pela universidade de destino). O aluno precisa possuir CRG igual ou superior a oito, não estar no último semestre e nem ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional com concessão de bolsas. Além de se enquadrar nos requisitos de conhecimento da língua, de acordo com o que é exigido pelas instituições anfitriãs.

Inscrições: Os estudantes interessados deverão entregar na PROINTER, em um envelope lacrado, o formulário de inscrição e demais documentos descritos no edital. O período de inscrições para cada programa está exposto em cada edital.

Outras especificações estão descritas nos editais.

A PROINTER está localizada no prédio da Reitoria, 1° andar. A entrega dos documentos deve ser feita no horário de 9h00 às 11h00 e de 14h30 às 16h00.

BRAMEX

FORMULÁRIO INSTITUTO TECNOLÓGICO SUPERIOR DE POZA RICA

BRACOL

RETIFICAÇÃO EDITAL BRACOL:

No item 7, onde se lê:

O candidato deverá entregar toda a documentação listada no item 6 deste edital em envelope lacrado com o nome do programa a se candidatar e nome do candidato, na PROINTER (primeiro andar da Reitoria – Sala de Mobilidade Acadêmica Internacional), até os dias 01/04/2019, para Universidad Tecnológica de Bolívar e 03/05/2019, para FUCS e Antonio Nariño. As candidaturas com documentação incompleta serão desclassificadas.

LEIA-SE: (...)até o dia 03/05/2019, para todas as opções. As candidaturas com documentação incompleta serão desclassificadas.

FUCS 1

FUCS 2

FUCS 3

FORMULÁRIO UNIVERSIDAD TECNOLÓGICA DE BOLIVAR: https://goo.gl/forms/cN9fG2j33iGaw0qd2